Raça de gato sem pelo
Raça de gato sem pelo
23 de fevereiro de 2021
Did Your Dog Eat Too Much?
23 de fevereiro de 2021

Raças de gato sem pelo

Raça de gato sem pelo

Por mais estranho que pareça, existem algumas raças de gato sem pelo e, ao longo dos anos, esses carequinhas vêm ganhando cada vez mais popularidade entre os amantes de gatos. Os felinos sem pelo são verdadeiros divisores de opiniões: enrugados e com uma aparência exótica, algumas pessoas acham eles esquisitos e outras a coisa mais linda que a natureza poderia ter criado.

À primeira vista, parece que houve uma seleção artificial pelos humanos para que os gatos nascessem sem pelos, mas, na verdade, o primeiro gato com essa condição nasceu naturalmente no Canadá, resultado de uma mutação genética. A maioria das pessoas conhece o Sphynx, mas saiba que esse é só um das seis raças de gatos sem pelos que são reconhecidas atualmente.

O Sphynx certamente é a raça sem pelos mais popular em todo o Mundo. Estrela de várias séries e filmes como em “Friends”, no episódio em que a personagem Rachel resolve comprar um gato sem pelo, e no filme “Como Cães e Gatos”. O Sphynx tem o temperamento totalmente diferente do que é mostrado nas telinhas, ele não é o vilão e sim um gato muito dócil e sociável. 

Essa raça provavelmente foi a primeira sem pelos a existir. Ele surgiu lá em 1966 no Canadá quando um filhote da ninhada nasceu totalmente sem pelos devido a uma mutação genética.

  1. Donskoy ou Don Sphynx

O Donskoy é uma das raças de gato sem pelo bastante diferente: ele pode nascer com pelos e perdê-los ao longo da sua vida até ficar totalmente careca. Uma criadora de gatos russa que descobriu essa raridade e percebeu que esses gatos perdiam seus pelos por volta dos quatro meses de idade.

  1. Peterbald

O Peterbald é uma das raças de gato sem pelo é resultado de cruzamentos entre Orientais de pelo curto com o Donskoy e sua origem também é russa. É considerado um dos gatos mais caros do mundo, sendo bastante carinhoso e apegado à família.

  1. Bambino

O Bambino é um gato que além de não ter pelos, tem as patas bastante encurtadas. Isso acontece porque ele é resultado do cruzamento entre o Sphynx e o Munchkin (uma raça conhecida por ter as patas curtas). São gatos de porte pequeno que pesam no máximo 3,5Kg.

  1. Dwelf

O Dwelf também possui as pernas curtas igual ao Bambino, mas com a diferença de ter as orelhas dobradas. Tudo isso é resultado de uma mistura do Sphynx, American Curl e o Munchkin. Seu nome vem da junção de “anão” e “elfo” e ele foi criado nos Estados Unidos.

  1. Levkoy ucraniano

Mais uma vez o Sphynx foi usado para criar uma raça. O Levkoy ucraniano é resultado de cruzamentos entre Sphynx e o Scottish Fold, resultando em um gato sem pelos, com as orelhas dobradas e corpo musculoso.

Cuidados com gatos sem pelos 

Apesar das raças de gato sem pelo terem o benefício de não soltar pelo por toda casa, definitivamente eles não são pets para pais de primeira viagem, pois exigem um certo cuidado. Os pelos servem para proteger do frio e do calor, sem eles, estes gatos podem ficar vulneráveis. 

Eles precisam viver em ambientes internos com a temperatura constante e não devem ficar expostos ao sol sem protetor solar, pois podem sofrer queimaduras em sua pele. Em dias muito frios, é preciso oferecer lugares bem quentinhos para eles se aquecerem. Além disso, diferentemente dos outros gatos, os Sphynxs podem precisar de banhos, já que eles não possuem pelo para absorver a oleosidade da pele. Converse com seu médico veterinário a respeito.

Fonte do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *