Por que é importante ensinar comandos aos cachorros?
Sete Fatos Sobre lhasa apso
24 de novembro de 2020
Por que é importante ensinar comandos aos cachorros?
Cachorro com medo de fogos
24 de novembro de 2020

Passear com seu cachorro aumenta a chance de contrair COVID-19

Passear com seu cachorro aumenta a chance de contrair COVID-19

Infelizmente, passear com seu cachorro aumenta em 78% a chance de contrair Covid-19. É o que diz um estudo publicado recentemente na revista Environmental Research, por uma equipe de cientistas espanhóis.

Vamos aos dados: foram consultadas mais de 2000 pessoas que moram na Espanha entre abril e maio deste ano, quando o País enfrentava sua primeira onda de coronavírus. Entre as questões, os entrevistados responderam se já haviam contraído o vírus e se tinham pets em casa.

Passear com seu cachorro aumenta a chance de contrair COVID-19

No total, menos de 5% disseram ter testado positivo. E quando os cientistas compararam as taxas de coronavírus entre pessoas que disseram que passeavam com um cachorro e as que não passeavam, aqueles que afirmaram passear com seu pet tinham uma chance levemente maior de infecção: 6,9% contra 4,2%. Então, foi constatado que passear com o cachorro aumenta a chance de contágio de coronavírus em 78%.

Mas, calma, não precisa entrar em pânico, já que essa é uma pesquisa observacional, ou seja, foi realizada para investigar as causas e encontrar as relações entre fatores de risco e resultados de saúde. Entretanto, o estudo não relata uma ligação direta de causa e efeito.

Siga o protocolo!

O objetivo do estudo não foi associar os cães como vetores da COVID-19, mas sim estabelecer padrões de comportamento que pudessem explicar os riscos de infecção.

Ainda assim, é preciso seguir à risca o protocolo de proteção durante os passeios. Portanto, use máscara o tempo todo. Ao chegar em casa, lave bem as mãos, use álcool em gel e limpe as patas do cachorro com lenço umedecido ou um produto de banho a seco. Nesta outra matéria, demos dicas importantíssimas para não errar neste período de pandemia.

Fonte do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *