Novidades do mercado pet que você precisa conhecer
19 de maio de 2020
Boxer – Principais doenças | Petlove
19 de maio de 2020

Os cães e os gatos podem transmitir Coronavírus (COVID-19)?

Estamos vivendo um momento muito delicado. Como todos sabem, estamos enfrentando um inimigo novo: COVID-19, o novo Coronavírus. Soubemos há pouco tempo mais sobre a transmissão e sintomas. Mas as coisas ainda estão um pouco nebulosas, até mesmo no que se refere ao vírus em relação aos animais.

 

Por esse motivo, conversamos com a médica veterinária portuguesa, Joana Prata. Joana tem mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto, é aluna de doutorado com bolsa em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, onde tenta identificar fatores ambientais que possam ter impacto na saúde humana, animal e dos ecossistemas. E além disso tudo, é fundadora do site O Meu Animal.

Diante de tudo o que temos visto, ela escreveu para nós sobre a relação do novo Coronavírus entre cães e gatos. Será que podemos passar para eles ou vice-versa? Vem conferir a resposta dela:

O novo Cororavírus

Diante à pandemia mundial com o novo Coronavírus, muitas pessoas questionam-se sobre os cuidados que devem ter com os seus bichinhos. O COVID-19 é uma doença altamente transmissível entre humanos através das secreções respiratórias. Esta doença originou-se em Wuhan na China, potencialmente tendo origem num animal selvagem.

Devido a esta origem em animais selvagens, muitos se preocupam com a possibilidade de transmissão aos animais de estimação. Esta preocupação originou abandono de animais nas zonas Chinesas mais afetadas pelo vírus. No entanto, nada justifica o abandono de animais.

Como o vírus age nos cães e gatos

Os cães e os gatos sofrem de doenças causadas por outros Coronavírus. Nos gatos, é um Coronavírus o causador da temida peritonite infeciosa felina. No cão, o Coronavírus canino afeta principalmente o sistema digestivo. No entanto, pensa-se que imunidade a estes Coronavírus não confira imunidade ao novo Coronavírus.

As boas notícias são que ainda não há evidências de que os cães e gatos possam contrair e transmitir o novo Coronavírus. O único caso suspeito é de um Lulu-da-Pomerânica em Hong Kong que apresentava um fraco positivo para a presença de vírus nas secreções nasais e saliva. É de salientar que o dono estava infetado, o que pode ter originado uma contaminação do cão sem infeção.

Como proteger os animais

As precauções recomendadas nos cuidados dos animais de estimação são semelhantes às recomendações gerais sobre o novo Coronavírus. Em caso de suspeita ou infeção, o dono deverá abster-se de cuidar e contactar com o animal por proteção, ou fazendo-o usando uma máscara e após lavagem correta das mãos. Desta forma, é recomendado nomear com antecedência um cuidador que possa ficar com o animal em caso de infeção do dono.

Tanto o dono, como os animais, não deverão ingerir alimentos de origem animal crus (incluindo presas), e não deverá haver partilha de alimentos. O dono deve sempre lavar as mãos antes e depois de interagir com o animal, tal como tapar o nariz e boca quando espirrar e tossir.

As viagens para as zonas afetadas foram proibidas pelo Governo e deve-se evitar sair para passear com os cachorros nas ruas. Também por uma recomendação do Governo e da OMS – Organização Mundial de Saúde. Ninguém deve sair de casa, apenas se for extremamente necessário.

Se suspeitar estar infetado com o novo Coronavírus, contacte as suas autoridades de saúde. Em relação a suspeitas de infeção animal, deverá contactar o seu médico veterinário de confiança e seguir as suas indicações. As visitas regulares ao médico veterinário também deverão ser feitas com marcação, evitando esperar na sala de espera em proximidade com outros pacientes e donos, cumprimentando à distância e esperando o término da consulta fora do consultório.

Se quiser saber mais um pouquinho sobre o novo coronavírus em animais clique aqui.

Dicas para os dias de quarentena

Sabemos que a higiene nunca pode faltar, mas neste momento ela é fundamental para impedir a propagação do vírus, por isso, confira aqui nossas dicas de limpeza.

E claro, nesses dias de quarentena a gente precisa de uma forma de se distrair um pouco, certo? Para isso, separamos 10 dicas de filmes pra você assistir na Netflix. Clique aqui para conferir a lista.

Confira aqui como fazer brinquedos caseiros para brincar com seu gato.

Que tal aproveitar esse tempo pra treinar o adestramento para aquele xixi fora do lugar que seu cachorro? Dá um clique aqui para conferir nossas dicas.

Por último e não menos importante: não propague fake news! Busque informações em sites seguros como o Fio Cruz e Ministério da Saúde.

Cuidem dos seus bichinhos e sem cuidem.

Até a próxima! 😷

FONTE:  AMIGONÃOSECOMPRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *