Cinco curiosidades sobre os hamsters
Conheça os diferentes tipos de hamster
30 de julho de 2020
7 Curiosidades que você sempre teve sobre cães e gatos |
7 Curiosidades que você sempre teve sobre cães e gatos |
30 de julho de 2020

Como melhorar o comportamentos dos coelhos

Como melhorar o comportamentos dos coelhos

Vendo essas carinhas tão apaixonantes, é difícil dizer que os coelhos podem ser arteiros e indisciplinados, não é mesmo? Infelizmente, comportamentos inadequados na espécie são comuns, mas geralmente motivados pelos humanos. Por isso, é de suma importância compreender como esses orelhudos enxergam a vida para lhes oferecer tudo o que precisam.

Como melhorar o comportamentos dos coelhos

Atenção é fundamental

A grande maioria dos coelhos é extremamente sociável por natureza e adora interagir com os humanos. Eles sentem um afeto enorme pelos tutores e, por isso, não se dão bem com a solidão. Inclusive, alguns até podem adoecer caso se sintam muito sozinhos. Porém, o mais comum em situações como essa são alguns comportamentos inadequados.

Quando estão se sentindo solitários, os coelhos costumam fazer “birra” para, assim, chamar a atenção do tutor, seja roendo móveis, fios de celular entre outros. À vista disso, se o seu peludo anda aprontando por aí, veja se ele está recebendo a atenção que merece.

Castração

Os coelhos machos, quando atingem a maturidade sexual, entre os seis e oito meses, podem se tornar agressivos e territorialistas graças ao aumento considerável de hormônios. O mais indicado é realizar a castração ainda neste período de “puberdade” para que esses comportamentos não se estendam até a fase adulta.

As fêmeas, por sua vez, além de alguns problemas de saúde que podem apresentar, como cistos no ovário e infecções no útero, podem urinar por toda a casa quando estão no cio no intuito de atrair possíveis machos interessados. Por isso, também é recomendado realizar a castração.

Exercícios

Para finalizar, assim como cães e gatos, os coelhos são animais ativos e precisam de atividades físicas regulares para se manterem ativos e saudáveis. Um coelho entediado ou com retenção de energia é sinônimo de destruição. Como dito acima, eles são “birrentos” e podem descontar em qualquer objeto que verem pela frente.

Fonte do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *